4 dicas de serviços por região em SP

Uma cidade como São Paulo, com seus –aproximadamente- 11 milhões de habitantes, possui muitas faces. A divisão consiste basicamente em cinco regiões. Centro, zona norte, zona sul, zona oeste e zona leste.

Cidade de São Paulo

A maior cidade da América Latina, um dos maiores centros urbanos do planeta, possui cerca de 90 bairros inseridos nestas zonas maiores. Cada um com uma característica específica, e por vezes, tão grandes e independentes que poderiam facilmente ser uma cidade.

Existem serviços característicos apesar do aspecto diversificado dos negócios na cidade. Empreendimentos como guarda móveis, self storage, jornais e negócios imobiliários são presentes por todas as subdivisões da capital paulista por serem necessários no cotidiano.

Caso alguma necessidade não seja atendida em alguma região, listamos negócios fortes por região:

Zona norte

A porção norte de São Paulo abrange o cinturão verde da Serra da Cantareira. Um dos únicos refúgios naturais da capital. A segunda maior floresta urbana do mundo divide vizinhança com o progresso. Bairros residenciais que sofreram com a especulação imobiliária apresentam prédios enormes e ruas pequenas com transito caótico.

No campo dos negócios, é possível citar o bairro de Santana como expoente. Empresas diversas dividem espaço com terminais de ônibus e metro. No bairro encontra-se também o único aeroporto municipal da cidade, o Campo de Marte. Sob tutela da aeronáutica brasileira, a concentração de atividades está basicamente em helicópteros e voos domésticos fretados (jatinhos).

Zona sul

A maior das zonas de São Paulo possui também a maior diversidade. No extremo, a represa de Guarapiranga se funde com a serra do mar, e é nesta região que se encontra a única área rural da cidade. O foco então está na agricultura familiar.

Bem afastado, mas mais central, são encontrados bairros como Parelheiros e Grajaú. A distância do centro favelizou durante muitos anos a região. O crescimento econômico e a efervescência cultural da região começam a dar novo aspecto.

Caminhando em direção ao centro vemos a parte mais cara de São Paulo. Bairros como Pinheiros (que faz divisa com a zona oeste), Morumbi, Jardins, Moema, entre outros, concentram grande parte do capital da cidade. Empresas de instalaram em massa em centros como a Avenida Faria Lima. Nesta região muitas grandes empresas possuem suas sedes, e muitas multinacionais seu headquarter.

Zona oeste

A região possui importantes centros paulistanos. O CEAGESP no bairro da Lapa é o maior centro distribuidor de hortifrúti do país. Regioes como a Barra Funda, próximas ao centro, possuem atenção especial do novo plano diretor estratégico para evolução residencial e empresarial.

Zona Leste

Todos os dias cerca de quatro milhões de pessoas saem da zona leste paulistana em direção às regiões centrais para trabalhar. Este número mostra um deslocamento relativo à população total do Uruguai. Bairros residenciais gigantes dividem espaço com transito e transporte público insuficiente. Nesta região está o importante estádio Itaquerão que sediou a abertura da Copa do Mundo.

Regiões tradicionais como a Mooca também fazem fronteira com uma parte bem rica entre Tatuapé e Anália Franco.

Leave a Reply