4 Dicas para quem vai tentar o Fies!

Veja nossas dicas se você quer conseguir esse super financiamento estudantil

Em um de nossos últimos artigo, citamos aqui sobre 4 programas educacionais que podem ajudar bastante a quem pretende se qualificar e não tem dinheiro. E um assunto que sempre gera discussões e pedidos de ajuda é o financimanto FIES. Muita gente não sabe como fazer para ter sucesso, e pensando em ajudar a essas pessoas, é que vamos dar 4 dicas do que fazer se você vai solicitar seu FIES. Mas o que? Você nem sabe do que se trata? Bom, vamos explicar primeiro então

O que é o Fies

Sem enrolar muito, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa, também do Ministério da Educação, que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nas avaliações do MEC.Hoje em dia em qualquer período do curso o estudante pode solicitar esse financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

4 dicas para quem vai pedir o FIES

As dicas podem parecer simples mas ajudam bastante:

fies-2015-inscricoes1-Como conseguir o Fies?

Para conseguir o financiamento, o estudante deve ter renda familiar de no máximo 1,5 salário minimo (para licenciatura não há limite de renda) e acessar o site do programa http://sisfiesportal.mec.gov.br, que também está disponível no portal do ministério da educação (MEC) e efetuar o cadastro. Para isso basta informar alguns dados, como documentação pessoal e data de nascimento. Todas as informações estarão descritas no sistema. Depois é só validar as suas informações no próximo acesso. Para fazer a inscrição deverá preencher o formulário padrão exigido pelo MEC. Duas informações importantes são: opção pela instituição na qual gostaria de realizar o FIES (As opções disponíveis são Caixa econômica federal e banco do Brasil) e a instituição de ensino na qual está matriculado(a).

2-Melhores dias para Inscrição

Os melhores dias pra você conseguir, é no final de semana ou na sexta feira. Como muitas pessoas saem no fim de semana, o site da uma melhorada, ai você entra e faz sua inscrição,se aparecer algum erro. tente novamente, até conseguir.

3-Cuidado com os golpes!

A inscrição do FIES é gratuita e só pode ser feita pelo portal oficial do programa. Se você preencher todos os requisitos, pode conseguir um financiamento de 50%, 75% ou 50% do valor da faculdade, dependendo de sua renda familiar e do comprometimento da renda com os encargos educacionais. Além disso, o contrato só pode ser feito nos dois bancos credenciados pelo FIES: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Não aceite nenhuma oferta para “acelerar o processo” ou “garantir uma vaga no FIES”

4-Já tem Prouni? Então fica mais fácil

Quem já tem uma bolsa parcial do Prouni pode tentar o FIES para financiar a outra metade da mensalidade. Para conseguir o FIES, o bolsista parcial do ProUni precisa solicitar o financiamento para o mesmo curso no qual é beneficiário da bolsa, na mesma faculdade, e a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que tenha ficado claro como funciona o fies de uma vez por todas ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Leave a Reply