4 Dicas para recomeçar após um intercâmbio

Após cinco anos estudando inglês em uma escola particular em Santo André, finalmente me formei. Estudar inglês sempre foi muito interessante para mim e achava que realizar um intercâmbio fosse algo impossível. No ano passado, após uma demissão, vi a possibilidade de embarcar rumo ao meu sonho de adolescência.

Sonhava com cidades bucólicas da Europa como Londres, Manchester e Dublin, e após estudar, analisar e contabilizar todas as opções, conclui que iria para o Canadá, pelas questões financeiras. Toronto é uma cidade grande, com vida noturna, festivais de verão (sim, porque eu me recuso a passar frio!), atrações imperdíveis e preço acessível.

Após um longo ano de planejamento e pindaíba chegou o grande dia! Era 14 de junho de 2014 e lá estava eu no avião, viajando pela 1ª vez ao exterior e com expectativas imensas.

O sonho durou pouco e logo eu estava de volta, desempregada, sem dinheiro e voltando a pedir mesada. E aí, como fazer para se reerguer após uma temporada de estudos, roomies loucos e liberdade?

Leia a seguir minhas dicas, quem sabe assim você não se dá bem?

1 – Não desanimar com a sua realidade

Não podemos negar que qualquer pessoa que tenha morado no exterior, quando retorna ao Brasil sofre um choque de realidade. Seja pelo caos no trânsito, a sujeira nas ruas, a violência ou o transporte público abarrotado de gente (se você não é de São Paulo talvez essas regras não se apliquem J). (In)felizmente essa é a realidade, então ficar preso ao passado e às lembranças talvez não seja a melhor saída e você ainda pode desenvolver algum tipo de TOC – conheci uma menina assim!

2 – Se apoiar aos amigos e familiares

As únicas pessoas capazes de nos ajudar a entender que estamos de volta, são nossos amigos e família. A minha vontade de ficar lá era enorme, mas não me sentia completa sem o colo da mamãe, os papos com o papai e as brigas com os irmãos.

E os amigos? Fiz amigos que certamente levarei para sempre comigo em Toronto, mas os amigos daqui também são muito especiais e saber que apesar da loucura de viver em São Paulo eu iria tê-los, foi um alívio.

Linkedin

3 – Atualizar currículo e redes sociais

Apenas viajar para o exterior não era a única razão para o investimento feito, visava a ascensão profissional. Atualizei meu Linkedin, currículo, cadastros em sites de empregos e foquei em arrumar um emprego, afinal ninguém merece pedir mesada com a minha idade né?!

Voltei no começo de setembro e esperava conseguir um emprego até o final de outubro. Demorou um pouco mais do que isso, mas consegui! Então persistam na busca pela recolocação profissional.

Aliás, uma dica para você que esteja pensando em viajar: caso planeje voltar ao Brasil, deixe uma graninha por aqui! 

4 – Keep studying!

O sonho acabou, mas o aprendizado não! Desde que voltei continuo focada em estudar e não esquecer o que aprendi (o som do TH principalmente!), e indico isso a todos. Trouxe cinco livros em inglês comigo da viagem, continuo assistindo aos meus programas favoritos na TV (imaginem minha felicidade quando os achei aqui!), frequento grupos de conversação e ainda troco muitas mensagens com meus amigos de lá.

Isso tudo me ajuda a manter o nível alcançado de inglês e também alimentar meu sonho antigo, conhecer a Europa!

Espero que com essas dicas, você que assim como eu viveu momentos de loucura e aprendizado, possa dar continuidade à sua vida. Viajar é bom, mas melhor ainda são as lições de vida que ficam!

 

 

Leave a Reply