4 dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

cartão de crédito

(Foto: dsop.com.br)

O cartão de crédito é uma ferramenta que vem se revelando bastante útil no planejamento financeiro e na realização de sonhos de consumo nas famílias brasileiras. Entretanto, a falta de planejamento e/ou cuidado na utilização do serviço acaba implicando em uma bola de neve de dívidas, já que o cartão de crédito possui algumas das taxas de juros mais altas do mercado.

No entanto, existem métodos de utilizar o cartão de crédito a seu favor, realizando sonhos de consumo e não caindo nas armadilhas dos juros e das dívidas impagáveis. Utilizar o serviço com sabedoria pode tornar o cartão de crédito um importante aliado no planejamento financeiro doméstico.

 

1 – Faça um planejamento cuidadoso antes de usar

É fundamental se programar com cuidado e atenção antes de utilizar o cartão de crédito, medindo sua disponibilidade financeira para arcar com as parcelas e faturas. Na hora do “acerto de contas”, é importante ter dinheiro suficiente para quitar integralmente a fatura, evitando cair na armadilha do crédito rotativo e ingressar numa espiral infindável de juros.

Um planejamento cuidadoso é imprescindível para transformar o cartão de crédito em uma ferramenta útil para o orçamento financeiro familiar: a compra de um importante utensílio doméstico, como uma TV ou uma cama nova, pode ser realizada tranquilamente com o cartão de crédito, casa haja o devido controle.

2 – Estabeleça limites

Uma das grandes causas do endividamento com cartão de crédito é a perda do controle sobre o crédito oferecido pelo banco, e muitas vezes as faturas são mais caras do que a receita da família. Ao estabelecer um limite de gastos no cartão, você evita ser surpreendido com faturas que custam mais do que você dispõe para pagar.

3 – Entenda como funciona o cartão de crédito

Ter em mente que o cartão de crédito não é uma “renda extra” – mas sim um crédito, um montante efetivamente emprestado por uma instituição financeira, com juros altos – já é um grande freio para a hora de usar o serviço. A compreensão real sobre a natureza do negócio e as consequências de seu uso exercem um papel importante para o uso consciente do cartão de crédito.

4 – Aproveite as vantagens e benefícios oferecidos

A maioria dos serviços de cartão de crédito possui interessantes programas de benefícios que rendem pontos, bônus ou milhas para determinadas quantias pagas nas faturas. Esses bônus podem ser convertidos em prêmios, descontos ou, como é comum, passagens aéreas. Não ignore esses benefícios e fique por dentro dos regulamentos dos programas de milhagem do seu cartão de crédito.

Conclusão

O cartão de crédito é uma ferramenta igualmente útil e perigosa: útil por poder ser uma ótima ferramenta de controle do orçamento familiar e perigosa, pois possui altas taxas de juros, e seu uso de maneira irresponsável pode acarretar em uma dívida impagável.

Curiosamente, é justamente a consciência dos riscos que o uso inconsciente do cartão de crédito pode trazer que acabam por transformá-lo em um serviço útil para realização de sonhos de consumo e controle de orçamento familiar.

Existem inúmeras formas de utilizar o cartão de crédito a seu favor e não ser vítima dos juros e taxas cobrados para a utilização do serviço.

Artigo enviado exclusivamente pela equipe do site Empréstimo.

Leave a Reply