4 Dietas mais eficazes para perda de peso

Conheça quais são as dietas mais eficazes para o emagrecimento

Não é raro encontrar indicações de dietas que parecem milagrosas, prometendo eliminar muitos quilos em poucos dias. Geralmente tratam-se de dietas altamente restritivas e assim que são interrompidas levam ao ganho do peso previamente eliminado. Para evitar frustrações e até mesmo colocar a saúde em risco, conheça as dietas mais eficazes para perder peso.

  1. Dieta vegetariana

Embora se trate muito mais de um estilo de vida do que uma dieta em si, a ciência comprovou que uma das dietas mais eficazes é a vegetariana, ou seja, com a exclusão do consumo de qualquer tipo de carne.

Outra opção é a dieta vegana que além do consumo de carne também exclui o consumo de laticínios, como leites, queijos e seus derivados.

É preciso, entretanto, tomar cuidado com a nutrição para conseguir garantir todas as vitaminas e sais minerais necessários ao funcionamento do corpo.

  1. Dieta Atkins

Também conhecida como a Dieta da Proteína, a dieta Atkins reduz ou elimina a ingestão de carboidrato, a maior fonte de energia utilizada por nosso corpo, e prioriza a ingestão de proteínas diversas.

A dieta, que serviu de base para a popular dieta Dukan, é dividida em quatro fases distintas que precisam ser seguidas. Por ser mais restritiva normalmente leva a um emagrecimento rápido, mas é preciso atenção para não retornar ao peso inicial.

  1. Dieta dos pontos

O método da dieta dos pontos é uma das dietas mais eficazes e é utilizada, inclusive, por grupos como o Vigilantes do Peso. A própria ciência confirma a eficácia da dieta, que consiste em transformar alimentos ingeridos e suas calorias em uma quantidade pré-estabelecida de pontos.

Quem faz a dieta tem um determinado número de pontos máximo para ingerir por dia, bastando calcular e somar os pontos dos alimentos ingeridos ao longo do dia.

  1. Dieta mediterrânea

Inspirada na dieta seguida pelos moradores do Mediterrâneo, essa é uma das dietas mais eficazes por não ser extremamente restritiva e, ao contrário, priorizar o consumo inteligente de gorduras saudáveis para o organismo, como as monoinsaturadas e ômega 3 e 6.

Assim, o consumo de doces, frituras e carne vermelha, por exemplo, não é proibido, devendo apenas ser moderado, priorizando-se o consumo de grãos e peixes, que são mais magros.

Dieta Bônus:

  1. Dieta ortomolecular

Criada por Linus Pauling, a dieta ortomolecular busca restaurar o equilíbrio do organismo e tende a ser personalizada para cada pessoa e suas necessidades.

Em geral, busca-se a troca de alimentos industrializados por alimentos frescos, o que, por si só, ajuda no emagrecimento e na melhoria da qualidade de vida. Além disso, carnes vermelhas e gemas de ovo devem ser cortadas, assim como os carboidratos à noite.

Dessa forma, conhecendo as dietas mais eficazes torna-se mais fácil escolher a que mais tem a ver com você e com seu estilo de vida sem terminar frustrado por não atingir os objetivos. Antes de iniciar qualquer dieta, entretanto, é indispensável procurar um profissional, como um nutricionista, para garantir o emagrecimento saudável e a manutenção do peso conquistado.

Leave a Reply