4 dicas para escrever um livro

Você já pensou em escrever um livro? Este é o título do livro de Sonia Belloto, que guia nossos passos rumo a esse sonho. Quem gosta de ler sabe o que eu estou falando: o cheiro de livro novo, as folhas amareladas dos antigos, aquele monte de histórias pedindo para serem lidas. Infelizmente, o mercado editorial brasileiro não é muito animador, dando destaque aos best sellers americanos. Mas não desista! Leia este post até o fim e confira algumas dicas para escrever bem e iniciar a sua jornada.

Professora ensinando a escrever1. Esqueça tudo o que você já aprendeu sobre escrever

O sistema de ensino atual parece nos ensinar a não escrever. Isso porque ele não estimula a criatividade. Se você pedir para uma criança inventar uma história bonita, ela logo estará pronta com várias ideias. Com o tempo, a nossa imaginação é bloqueada e ficamos tão presos às regras gramaticais que deixamos de criar. Entenda que existe um profissional de copidesque e um revisor justamente para ajustar o seu texto. É claro que precisamos ter um bom conhecimento da nossa língua, mas não deixe que o medo de errar espante as suas ideias.

Perfil dos leitores2. Estabeleça o perfil do leitor

Este parece um conselho óbvio, mas muitas pessoas não pensam no público para o qual a sua criação será destinada. Lembre-se que, em diversas atividades, esse requisito é necessário: campanhas publicitárias, jornais, revistas, filmes e, adivinhe: livros! É preciso saber para quem escrevemos. Se você desenvolve um texto para o público feminino de faixa etária entre 40 e 60 anos, deve compreender o seu modo de pensar, seus medos e aspirações. Entendendo o seu leitor, é possível prender sua atenção.

Livros Infantis3. Ilustrações são para livros infantis

Quando somos crianças, ainda não temos uma imagem associada para cada nova palavra. Por isso, os livros infantis contêm ilustrações, que estimulam a imaginação dos pequenos. Os adultos, diferentemente, chegam a ficar decepcionados com as imagens. E sabe por quê? Os desenhos nunca alcançam as nossas expectativas. Quando lemos algo, automaticamente criamos uma imagem em nossa mente e, ao nos depararmos com a ilustração, vem uma grande decepção. Quantas vezes você leu um livro e, ao assistir a adaptação para o cinema, se decepcionou? Procure brincar com as metáforas e analogias em um texto para adultos. Elas são bem mais eficazes.

Ideias criativas4. De onde vêm as boas ideias?

Existem livros que ensinam técnicas e dicas para ser mais criativo. Elas são válidas, mas muitas vezes vemos pessoas frustradas em frente ao documento em branco, buscando inspiração para criar uma história inovadora. Se você prestar atenção, notará que as histórias de sucesso são aquelas que mexem com a emoção: amor, saudade, ódio, medo da morte, dentre tantas outras. Um simples fato do cotidiano, a conversa entre duas pessoas ou os desafios que passamos a cada dia já podem inspirar grandes histórias. O mais importante, no entanto, é que você tenha bagagem. Leia as obras de sucesso. Não há nada de errado em se inspirar nesses textos para criar o seu. Mas atenção: não estamos falando em plágio!

O processo é árduo e 4 dicas parecem não ser suficientes para explicar o passo a passo de como escrever um livro. Mas, com empenho e dedicação, é possível ver o seu nome pelas livrarias do país e até do mundo.

Visite a página da Fábrica de Textos no Facebook e confira cursos de escrita criativa. Não deixe de curtir também a fanpage do 4 Dicas.

Leave a Reply