4 dicas para ter mais qualidade de vida no trabalho

Principalmente para aqueles que vivem e trabalham em grandes cidades, o estresse e ansiedade são uma das principais causas de queixas relacionadas a tão procurada qualidade de vida.

Se pararmos para analisar a fundo, passamos a maior parte dos nossos dias no local e no trajeto de ida e volta para o trabalho. Por isso, precisamos estar mais atentos aos nossos hábitos para garantir mais saúde e qualidade de vida realizando atividades que possam equilibrar esses momentos.

Pensando nisso, o 4 dicas separou algumas orientações para que você tenha mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.

4-dicas-para-ter-mais-qualidade-de-vida-no-trabalho

Organização do ambiente

A organização das tarefas diárias facilita com que você não perca tempo com pequenas distrações nem perca seu humor e rendimento.

Segundo especialistas, é necessário que você faça uma limpeza do seu setor periodicamente. Esta limpeza consiste em se desfazer de todo aquele material que não utiliza com frequência para que não se torne mais uma distração quando for realizar uma atividade que exija rapidez e concentração.

Toda sexta feira, por exemplo, faça uma agenda da próxima semana incluindo atividades que são de alta prioridade, média prioridade e baixa prioridade, sempre colocando atividades que realmente possam ser cumpridas para que as metas possam ser cumpridas durante a semana.

Massagem no local de trabalho

Algumas empresas têm proporcionado para seus colaboradores sessões de massagem com duração de 15 minutos 1 vez por semana como forma que quebrar a rotina e proporcionar experiências diferentes.

Segundo Rafael Lobo, sócio da empresa Conceito Zen que é especializada em atendimentos de massagem em ambientes corporativos, a “Quick Massage se tornou uma atividade que muitas empresas contrataram para melhorar a qualidade de vida no trabalho de seus funcionários devido sua versatilidade”.

O próprio terapeuta leva todos os equipamentos necessários para a realização do serviço na empresa e a massagem tem duração de 15 minutos e o funcionário vestido recebe massagem na cabeça, pescoço, costas, ombros, braços e mãos.

Se sua empresa ainda não conta com este tipo de serviço, você tem então uma excelente oportunidade de divulgar esta opção naqueles formulários com sugestão de melhorias. Agora, se sua empresa já possui este serviço, marque sua sessão já!

Pequenas pausas durante a rotina

Diante da correria, muitas vezes nos esquecemos de dar uma pausa para nos alongarmos e respirarmos fundo.

É sério, se você trabalha a maior parte do tempo sentado é mais do que necessário a cada 1 hora levantar-se e fazer pequenas caminhadas para ativar a circulação sanguínea das pernas.

Este tempo pode ser usado também para ingerir água (precisamos de 2 litros diários), fazer alongamentos para relaxamento e respirar fundo para oxigenar melhor nosso corpo.

Coma a cada 3 horas

Assim como a massagem, muitas empresas têm investido em campanhas internas para que seus funcionários tenha esta preocupação em relação a alimentação.

No início pode parecer muito difícil, mas para evitar sabotar sua saúde, recomendamos que você leve para o trabalho frutas ou lanches naturais para comer nos intervalos das principais refeições.

Comendo a cada 3 horas você estimula seu metabolismo e evita que seu corpo acumule gordura devido a falta de alimentos. Comer em pequenas porções a cada 3 horas faz com que seu corpo sempre esteja ativo além deste hábito ser muito recomendado inclusive para ajudar no processo de emagrecimento.

Considerações finais

Estas são 4 dicas simples e básicas para lhe ajudar a ter mais qualidade de vida no trabalho. Seguindo a risca estas dicas, com certeza seus hábitos serão mudados e será possível perceber uma melhora no rendimento, humor e motivação para enfrentar horas de trabalho.

One Response

  1. Nilo April 4, 2017

Leave a Reply to Nilo Cancel reply