4 dicas para escrever bem

Aprender a escrever pode ser relativamente simples. Escrever bem é outra história. Requer prática, treino e, principalmente, paixão. Por isso, o post com 4 dicas para escrever bem vai motivar você que deseja ser escritor, redator ou apenas busca mais coerência e criatividade na hora de colocar as ideias no papel.

 

Escreva todos os dias1. Escreva todos os dias

Prática leva à perfeição. Deixe a preguiça de lado e faça da escrita um hábito diário. Somente assim você terá segurança e conhecimento necessários para montar um texto coerente e criativo. Pode ser uma ou cinquenta páginas. O importante é não deixar de colocar as suas ideias no papel.

 

Leia

2. Leia, leia, leia

Desde criança, meu pai me incentivava a ler tudo o que eu pudesse. Uma placa, um jornal, revista de fofoca, textos de grandes pensadores. Do mais interessante ao mais fútil assunto. Hoje, vejo o quanto esse conselho foi importante. Alimente a sua alma com leitura. Somente assim você ampliará  seu vocabulário, conhecerá estilos diferentes de escrita e encontrará aquele com o qual você mais se identifica. Acredite, você não perde nada lendo. E ainda aumenta a sua cultura.

 

Anote suas ideias3. Anote as suas ideias

Uma dica que nunca esqueci do Curso de Escrita Criativa, da Sonia Belloto, foi a de anotar minhas ideias em um caderninho. As pessoas têm ideias brilhantes que se perdem porque não foram anotadas. Compre um caderno, coloque na mochila e anote pensamentos, insights, novas palavras. Faça dele o seu diário pessoal. Depois, leia o que você escreveu e veja como aquelas anotações podem resultar em textos incríveis.

 

 

Planeje o seu texto4. Planeje o seu texto

Depois de anotar as suas ideias de maneira solta e sem bloqueios, chega a hora de planejar. Sim, os grandes escritores planejam os seus textos. Se estiver escrevendo um livro, faça antes a descrição dos personagens, separação de capítulos e sinopse. No caso de um texto para blog, escolha o assunto, como será organizado e as imagens que serão inseridas. Tudo o que você escreve precisa ter coerência e começo, meio e fim, ganhando mais relevância.

Agora, você tem algumas dicas preciosas para começar o seu livro. Não desanime, não pense que você não é capaz. Simplesmente escreva e persista. Observe o mundo. Não existe melhor fonte de inspiração que os acontecimentos à sua volta. Boa sorte!

Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários! E não deixe de curtir a fanpage do 4 Dicas.

One Response

  1. Jefferson April 5, 2013

Leave a Reply