4 dicas para abrir um e-commerce

Hoje em dia a internet já tomou conta de nossas vidas, no trabalho, em casa, no ônibus ou caminhando pela rua e a maioria das lojas também tem encontrado a necessidade de ter um ponto de venda virtual, mas poucas pessoas sabem realmente o que é preciso para abrir sua loja na internet, por isso preparamos 4 dicas para ajudar você a abrir seu e-commerce.

 

Planeje sua loja

images (46)O primeiro passo é planejar sua loja: o que vai vender, qual quantidade, onde vai ser seu estoque, como será o sistema de vendas. É necessário fazer cálculos corretos para não ter prejuízo, saber quais produtos vale a pena vender na internet, assim como capacidade de produtos para suprir a demanda, de acordo com os gastos dos meios de pagamentos e logística.

Também se preocupe em escolher uma plataforma que você consiga manusear de forma fácil, de preferência teste várias plataformas e um servidor de boa qualidade para que seu site não saia do ar, pesquise na internet sobre reclamações de cada servidor antes de fechar sua hospedagem. Registre seu endereço na internet agora, no registro.br.

 

Logística e meios de pagamento

3d boxesO segundo passo é conseguir um serviço de logística, e esse ponto é o mais importante de qualquer comércio eletrônico: entregar a mercadoria dentro do prazo e sem ser danificada, um erro de logística pode arruinar todo o bom trabalho do e-commerce. Hoje, Os Correios são o maior fornecedor de serviços logísticos para as pequenas e médias empresas, graças a área de cobertura, mas parceiros de logística pontuais são uma boa opção. Pesquise bastante antes de fechar o contrato.

Outro ponto importante é a forma de pagamento. Temos mais de 15 cartões de crédito em atividade. Como administrar todos esses cartões? Por isso, indico serviços de Gateway de pagamento como o Pagseguro ou similares.

 

Publicidade é alma do e-commerce

marketing-digitalDesenvolva um plano de comunicação digital, investindo para que sua loja seja encontrada pelos clientes. As táticas mais comuns para você usar são links patrocinados, SEO, e-mail marketing e redes sociais. Se você tem pouca verba, terá que aprender sobre essas disciplinas para dar um pontapé inicial. Caso você já tenha verba suficiente para investir, é melhor procurar especialistas que possam assessorá-lo com sua comunicação.

O importante é dividir bem sua verba e dar atenção ao cliente nas redes sociais. Ou seja: esteja presente em uma quantidade de redes que você dará conta de atendê-los de maneira satisfatória. Para complementar veja nossas dicas de livros de marketing e  empreendedorismo, conhecimento é muito importante para planejar sua comunicação.

 

Relacionamento com o consumidor

images (47)Fique atento ao relacionamento com seus consumidores, eficiência no SAC, responder aos contatos rapidamente, não deixar o cliente sem informações e um boa política de devoluções e trocas deve ser preparada e estar disponível no site. Tenha espaço para avaliações em sua loja. Nada como opiniões de consumidores para dar confiança e um empurrãozinho nos novos clientes que entram na sua loja pela primeira vez.

 

 

Essas foram as dicas do que você tem que pensar inicialmente na hora de abrir sua loja virtual, dúvidas , dicas, use os comentários e não esqueça de curtir a fan page do 4 Dicas ao lado do post.

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