Para você que não liga pra futebol ou terá que tirar férias entre junho e julho, daremos aqui 4 dicas de viagens sem sair do Brasil. Como muita gente quer fugir das multidões que tomarão as cidades sede dos jogos da Copa e julho já é um mês de alta temporada, as passagens para o exterior estão mais caras. Para facilitar a vida de quem quer mais sossego, listamos aqui quatro cidades brasileiras que têm voos a preços mais acessíveis. Confira:
1 – Florianópolis
A capital de Santa Catarina já costuma ser uma ótima opção para quem quer se encantar com as praias lindas, se divertir à noite ou praticar esportes e sem gastar muito. Não por acaso, a cidade sempre lidera os rankings de qualidade de vida no Brasil e, para os turistas, há diversas opções de hospedagem, alimentação e vida noturna. A temperatura nessa época não está muito alta e é baixa temporada, facilitando a circulação pela ilha e a compra das passagens. Para escolher onde ficar é bom pesquisar qual área atende melhor o seu perfil: a Lagoa da Conceição concentra os jovens e a vida noturna; a região Norte recebe mais famílias e grupos em excursão em busca de praias urbanas e com melhor infraestrutura; enquanto a região Sul tem praias mais naturais.
Veja 4 dicas de praias em Florianópolis!
2 – Aracaju
A capital sergipana não costuma entrar na rota principal do Nordeste, mas oferece uma estrutura e uma paisagem natural tão boa quanto as de outros estados. A Passarela do caranguejo é o ponto de encontro para locais e turistas à noite por ser de frente para a praia e pela quantidade de restaurantes no local. Para hospedagem, o ideal é ficar na praia do Atalaia e deslocar-se de táxi ou ônibus quando quiser fazer compras e visitar os prédios históricos do centro, pois a cidade não é tão grande. A visita à Aracaju também pode ser combinada com um bate-volta às cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e a visita aos Cânions do Xingó. Para quem pode viajar em junho, esse é o mês em que acontece o Forró Caju, um festival cultural que dura catorze dias e atrai cerca de um milhão de pessoas por ano.
3 – Vitória
Para quem está acostumado às multidões nas outras praias do Sudeste, Vitória surpreende positivamente pela tranquilidade e limpeza de suas praias. Além de um belo litoral, a capital capixaba tem forte tradição gastronômica, oferecendo muitas opções de comidas típicas aos seus visitantes, principalmente a moqueca. Como Aracaju, o tamanho da cidade facilita o deslocamento e pegar o táxi do aeroporto ao centro não é caro. A cidade oferece passeios mais tranquilos como a ida ao Convento da Penha e a feira de artesanato para as famílias e a vida noturna para os jovens. O ideal é combinar a viagem com passeios em Vila Velha e alguns dias em Guarapari, que está a cinquenta quilômetros da capital.
4 – São Luís
Essa cidade é uma excelente opção de destino para os meses de junho e julho, pois é quando a tradicional festa do Bumba Meu Boi toma conta das ruas. O centro histórico faz uma viagem ao tempo pela conservação de seus casarões, que exibem a influência das diversas nacionalidades que passaram por ali: espanhóis, franceses, holandeses e portugueses. Além da paisagem arquitetônica, a beleza natural das praias é formada por dunas, falésias e morros, mas que contam com boa infraestrutura para alimentação e bares. Para curtir a gastronomia da cidade, não deixe de provar o guaraná Jesus, bebida rosa com sabor de canela. A capital está a 280 quilômetros de Barreirinhas, principal destino para quem quer conhecer os famosos lençóis maranhenses.
Todos os destinos sugeridos aqui são litorâneos, mas se você tiver alguma sugestão de outras cidades que estarão mais tranquilas durante a Copa, escreva pra gente nos comentários.